Alunos da FAP

Projeto de Extensão FAP Vídeo informativo do projeto: “Se-pa-re”. Cumprindo com o compromisso de desenvolvimento de atividades de extensão, a Turma do 4º Período de Direito da Faculdade Arquidiocesana de Pirapora, contando com a orientação do Professor Henri Cláudio Coelho, identificou a existência da Associação de Catadores de Recicláveis de Buritizeiro – A.C.R.B. e realizou diagnóstico das condições socioinstitucionais da Associação e suas associadas.

Essa instituição atualmente agrega mulheres catadoras de materiais recicláveis, fruto de um Projeto de Coleta Seletiva lançado pelo Poder Público local no ano de 2010, mas que, devido dificuldades diversas, com peso relevante a descontinuidade nas ações de apoio e promoção prevista no Projeto de Coleta Seletiva, criou-se uma série de demandas que se enquadram, de forma direta, em uma das linhas do Programa de Extensão. Nas sondagens preliminares para a elaboração do presente Projeto, constatou-se fragilidades socioinstitucionais relacionadas aos aspectos gerenciais, administrativos e operacionais, ao passo que potencialidades também despontam. O objetivo geral do projeto Se-Pa-Re é ajudar a Associação dos Catadores de Recicláveis de Buritizeiro -A.C.R.B. com ações emergenciais e de promoção de potencialidades reprimidas.

Já como objetivos específicos: Consertar os equipamentos utilizados na produção de recicláveis;

Assistir as associadas, em caráter temporário e emergencial, com cestas básicas.
Obter ou atualizar documentações institucionais e prestar consultoria em processo judicial em que a A.C.R.B. configura como parte;
Desenvolver atividades de mobilização social de cunho informativo, de conscientização e sensibilização, junto à população do Município de Buritizeiro, abordando a temática Coleta Seletiva com inclusão social de catadores de recicláveis.